Websérie discute relevância de Stephen Krashen em estudos sobre bilinguismo

Publicado em 06/Dec/2021 | por: Equipe Systemic


Olá! No sexto episódio da websérie “Neurociência e Educação em Inglês”, Vanessa Tenório complementa a visão que trouxe no último vídeo publicado, onde discorre sobre memória implícita e memória explícita. Porém, aqui ela traz para a discussão o que é levantado no artigo “Was Krashen Right? Forty Years Later”, de Bill Van Patten e Karen Lichtman. 

Ela usa o artigo para traçar um paralelo entre o que se sabe até então sobre a teoria de Second Language Acquisition e o que foi dito por Stephen Krashen quando ele lançou seu primeiro livro sobre o assunto, há 39 anos. “Admiramos muito o Krashen pelo trabalho que ele fez. Ele pôs de cabeça para baixo a percepção de como se aprende uma língua adicional”, explica a diretora. 

De acordo com Vanessa Tenório, o status quo do bilinguismo ainda é aquele de que a língua é aprendida de uma maneira estrutural, focando em pedaços do idioma e no treinamento desses pedaços. “Ainda hoje é possível encontrar vários disfarces, ou seja, metodologias que se denominam inovadoras mas que apenas mascaram o aprendizado baseado em estruturas hierárquicas”, avalia. 

A diretora também traz à tona alguns dos questionamentos que Krashen faz em seu livro e reverberam até hoje. “Ele explica que não existe isso de você adquirir um novo idioma via treino linguístico. Não é assim que você vai internalizar a língua”. Para ela, só é possível internalizar o idioma se você é exposto a ele e é inserido na comunicação. Assim, conseguirá compreender e participar do contexto. Esse processo é chamado de comprehensible input.

Para encerrar, ela dá ênfase à teoria central da discussão que levanta, falando justamente da importância de se entender que a aquisição de uma língua vai muito além de treinos linguísticos. “É muito reducionista a visão de que uma língua consiste em uma série de estruturas, que existe uma hierarquia. A língua é um processo complexo, abstrato, profundo e que provavelmente ainda não conseguimos defini-lo em sua totalidade”, conclui a diretora.

O sexto episódio da websérie pode ser visto logo abaixo ou em nosso canal do Youtube. Lembrando que essa websérie é material complementar ao livro “Em que medida as pesquisas em neurociência podem explicar a baixa eficácia de programas tradicionais de ensino de inglês para jovens e adultos e apontar melhores caminhos?”, escrito pela própria Vanessa Tenório e disponível para download em nossa Digital Library




REFERÊNCIAS:

Lichtman, K., VanPatten, B. (2021). Was Krashen right? Forty years later. Foreign Language Annals, 1–23. https://doi.org/10.1111/flan.12552

Krashen, S. D. (1982). Principles and practice in second language acquisition. Pergamon.