Saber a percepção de pais e alunos sobre o que é oferecido em uma instituição de ensino pode ser a melhor forma de entender onde melhorar. Por isso, realizar uma pesquisa de satisfação na escola periodicamente irá estreitar - e muito - o relacionamento com a comunidade escolar, assim como te ajudará a saber quando é preciso agir.
Por isso, realizar uma pesquisa de satisfação na escola assume um papel estratégico não só para a equipe pedagógica, mas para o negócio como um todo. Para te ajudar a saber um pouco mais sobre essa ferramenta, listamos algumas dicas de como realizá-la e disponibilizamos um modelo para você aplicar. Confira!
Também conhecidas como Net Promoter Score (NPS), as pesquisas de satisfação medem o grau de fidelidade dos clientes da empresa ao mesmo tempo em que coleta dados sobre os serviços oferecidos pela escola. Logo, é uma avaliação que tem como principal objetivo colher feedbacks.
Geralmente, esse tipo de avaliação consiste em um questionário que pergunta, essencialmente, o grau de satisfação em relação a um tópico. Porém, uma pesquisa de satisfação na escola completa pode - e deve - abordar mais temas e explorar respostas mais amplas.
Essas pesquisas são importantes de serem aplicadas porque, de certa forma, mostram que a escola está disposta a evoluir com base nas necessidades de pais e alunos.
Além disso, por meio da pesquisa de satisfação na escola dá para avaliar se as ações tomadas anteriormente estão funcionando, em quais pontos é possível mudar e ouvir dos próprios pais e alunos o que eles acreditam ser a solução.
Na prática, tudo isso se converte na valorização de sua escola e no fortalecimento do vínculo entre a escola e as famílias.
Basicamente, é importante aplicar uma pesquisa de satisfação na escola quando há baixo desempenho dos alunos matriculados, dificuldade de captar novos estudantes, alto índice de reclamações ou de transferência para outras escolas.
Além disso, quando há alta rotatividade de colaboradores e baixa participação dos pais e responsáveis nas reuniões e eventos da escola, é preciso averiguar o que causa esse comportamento.
Uma boa pesquisa de satisfação na escola precisa ser assertiva. Logo, antes de qualquer coisa, é preciso planejá-la! Listamos as etapas do processo para você seguir à risca:
O briefing é a etapa onde os objetivos da pesquisa são traçados. Além do objetivo geral desta pesquisa (saber se os pais estão satisfeitos com a educação que seus filhos estão recebendo, por exemplo), é preciso pensar em objetivos mais específicos.
Você pode usar como tópicos para a elaboração de uma pesquisa os seguintes temas:
Logo após definir os objetivos, veja em qual formato essa pesquisa será feita. É possível fazer por meio de um questionário escrito, por telefone, por e-mail ou dentro do próprio site da escola.
Após definir os canais, defina quando essa pesquisa será feita e o prazo para respondê-la. Aqui, leve em consideração o fim de uma unidade ou de um semestre, a depender de seu objetivo. O fim do ano letivo, inclusive, também pode ser uma opção.
Aqui você precisa incluir a pessoa que ficará responsável pela divulgação e também que fará devolutivas dessa pesquisa, atendendo a quem deu feedbacks ruins e procurando saber o que levou a pessoa a registrar a insatisfação.
Após definir os objetivos, a periodicidade e os canais onde a pesquisa será veiculada, pense e elabore perguntas que responderão àquilo que você quer extrair dos pais e dos alunos. Lembre-se que essas perguntas precisam ser mais objetivas e específicas. Além disso, algumas dicas importantes na hora de elaborar as questões da pesquisa:
Quando você definir as perguntas de sua pesquisa e colocá-las no questionário, chega a hora de divulgar! Convide todas as pessoas que fazem parte do público que você quer obter informações e não esqueça de falar o quanto a participação e engajamento delas são importantes para a melhora dos serviços prestados pela escola.
Nesse tipo de pesquisa, quanto mais respostas você conseguir, mais dados você terá para analisar. Logo, a divulgação precisa ser pensada e feita de forma massiva. Use a seu favor e-mail, WhatsApp, cartazes com QR Code, panfletos e o que mais estiver ao alcance. Não perca a oportunidade de saber onde a escola está acertando e onde deixa a desejar.
Ah, não esqueça que a escola precisa se comprometer a divulgar os resultados e, além disso, oferecer uma devolutiva aos participantes após a finalização da pesquisa.
Quando o período de coleta de dados da pesquisa termina, chega a hora de analisar tudo aquilo que foi gerado pelos participantes. Aqui, é preciso categorizar esses dados e, a partir deles, saber quais demandas precisam ser priorizadas.
Por exemplo, se você pergunta na pesquisa qual o grau de satisfação em relação à estrutura dos laboratórios da escola e muitas pessoas estão insatisfeitas, é preciso saber quantas e quais pessoas são essas para informá-las quais ações serão tomadas.
Novamente, mencionamos o Google Forms como uma boa alternativa para começar porque ele possui um painel onde é possível verificar os dados individualmente e por pergunta. Assim, dá para analisar o todo e as respostas individuais com facilidade.
Hora de dar a devolutiva de tudo aquilo que você coletou durante a fase de divulgação e coleta da pesquisa! Lembre-se de que, além dos dados coletados, é preciso apresentar as ações que serão tomadas a partir do diagnóstico. Isso deve ser apresentado em formato de plano de ação para que os pais e responsáveis visualizem quando as questões serão solucionadas.
Além disso, é o plano de ação que guiará as ações do próximo período, visando sempre o crescimento da escola e a satisfação de quem participa do dia a dia da instituição.
Se sua preocupação é com as questões que precisam melhorar, lembre-se que na apresentação dos resultados também precisam constar o que gera satisfação. Isso, inclusive, pode ser utilizado para as próximas ações de marketing da escola.
Como você viu, uma pesquisa de satisfação é o início de um movimento que promove a melhoria contínua de sua instituição. Isso, claro, levando em consideração a opinião da comunidade escolar e alinhando expectativas e entregas.
Para você começar, disponibilizamos um modelo de avaliação que pode ser visto clicando aqui. Porém, use as nossas dicas para modificá-lo e criar o seu próprio. Se você gostou deste artigo, não deixe de nos contar o que achou e, caso queira tirar dúvidas sobre o Systemic, fale conosco!