Como usar as mídias sociais nas aulas bilíngues: confira dicas!

Publicado em 06/Jun/2022 | por: Equipe Systemic


As redes sociais começam a fazer parte do dia a dia dos alunos cada vez mais cedo. Afinal, mais do que entreter, por meio delas é possível se comunicar e aprender com muita facilidade. Então por que não utilizá-las a seu favor e tornar as aulas bilíngues mais interessantes? Por meio de práticas simples é possível envolver e engajar seus alunos. 

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas das mais efetivas práticas que funcionam nas mídias sociais. Escolha as que mais se adequam ao seu planejamento e comece a tornar o aprendizado dos seus alunos ainda mais efetivo. Boa leitura!


Por que usar mídias sociais nas aulas bilíngues?

As relações das crianças e adolescentes com as novas tecnologias é muito estreita. Logo, é indispensável fazer os alunos desenvolverem senso crítico para interpretar e distinguir conteúdos disponíveis na internet. Inclusive, isso está previsto como uma competência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Cabe ao educador entender a forma mais efetiva de se trabalhar com as mídias sociais, mas sempre orientar-se pelo propósito de conceber práticas focadas em mostrar o poder dessas mídias e seus impactos em diferentes contextos. Isso vale tanto para quem consome quanto para quem produz conteúdo. 


Como usar as mídias sociais nas aulas?

O primeiro e mais interessante ponto é: as redes sociais conectam pessoas. No caso da educação, utilizá-las pode ser uma grande oportunidade para criar e manter contato com profissionais das áreas que interessam aos alunos. 

Dito isso, que tal pensar em como trazer conteúdos produzidos por cientistas, escritores ou pesquisadores para as aulas? Aproximar as profissões dos alunos abre espaço para que eles construam, desde cedo, vínculos mais sólidos com aquilo que possuem familiaridade. 

No caso das aulas bilíngues, que tal mostrar aos estudantes perfis no Youtube ou no Instagram de pessoas nativas falando sobre os assuntos das aulas? Além de ter contato com a língua nativa, eles poderão aprender um pouco mais sobre a cultura do local. 

Se você tiver afinidade com fotografia e gravação de vídeo, pode pedir para os alunos criarem ensaios ou vídeos com base no tema que está sendo estudado. Por exemplo: estão estudando sobre cultura regional? Peça para eles registrarem coisas que fazem parte da cultura popular de onde você mora e peça para eles apresentarem na aula. Indo além, que tal pedir que eles criem um TikTok onde apresentem algum projeto?

Neste vídeo, por exemplo, dá para conhecer pessoas negras que fizeram história no Brasil. Imagine o quanto isso pode ser rico para as suas aulas bilíngues!

Lembre-se: a ideia é que eles passem a utilizar essas mídias como fonte de informação. Junto a esse exercício, você pode criar debates para explicar a importância de buscar fontes seguras para as informações. Assim, você ensina o porquê de dar crédito às referências do material criado e o que acontece quando isso não é feito.

Além disso, é possível ensinar aos estudantes sobre o processo de desinformação, que ocorre quando as pessoas passam a acreditar em tudo que veem nas redes sem procurar saber se aquela informação realmente é verídica. 

O mais legal disso tudo é que todas essas iniciativas podem ser registradas e publicadas nos perfis da escola e dos próprios estudantes. Você também pode criar uma página no Instagram para registrar essas atividades e guardá-las por lá. 

Além do Instagram, do Youtube e do TikTok, que falamos aqui, dá para utilizar o Pinterest - uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens. Use a criatividade e você verá que projetos incríveis podem sair de atividades dentro das redes sociais. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir nossas dicas de planejamento. Além disso, você pode acessar a nossa Biblioteca Digital e ver materiais ricos sobre neurociência, metodologias ativas e muito mais. Basta acessar este link.