Como o uso do ChatGPT na educação está transformando o ensino

Publicado em 28/Feb/2023 | por: Equipe Systemic


O uso da inteligência artificial, como o ChatGPT, na educação tem o potencial de transformar a sala de aula de várias maneiras, sobretudo por tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, personalizado e interativo.  

O recurso foi lançado em novembro pela empresa OpenAI como uma inteligência artificial de geração de texto (GPT-3) e, desde então, tem gerado intensos debates em relação às aplicações da inteligência artificial (IA) nos processos de ensino-aprendizagem. 

Mas como recursos tecnológicos podem transformar a sala de aula? Quais os impactos dessa nova tecnologia ao alcance de professores, alunos e gestores? Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas, veja só! 

Como a inteligência artificial pode transformar a sala de aula? 

A aplicação de ferramentas como o ChatGPT na educação pode facilitar a vida do professor em sala de aula de inúmeras formas, confira! 

Personalização do aprendizado 

A IA é capaz de ajudar os professores a personalizar o aprendizado para cada aluno a partir das necessidades de aprendizado individuais, monitorando o progresso do estudante e ajustando o nível de dificuldade de acordo com o desempenho do aluno. 

Feedback imediato 

Uma ferramenta como o ChatGPT na educação pode fornecer feedbacks imediatos aos estudantes sobre seu desempenho em tarefas de aprendizado. Isso pode ajudar os alunos a identificar rapidamente áreas de dificuldade e trabalhar para melhorá-las. 

Identificação de áreas problemáticas 

Os professores podem utilizar a IA para identificar áreas problemáticas comuns entre os estudantes e desenvolver planos de ensino específicos para abordar essas áreas. 

Automação de tarefas administrativas 

Já imaginou deixar as tarefas administrativas por conta da IA para se dedicar totalmente aos estudantes? A IA pode ajudar a automatizar tarefas administrativas, como a correção de testes, a verificação de trabalhos e a atualização de registros de alunos. 

Aumento da interação 

A IA pode ajudar a aumentar a interação entre os alunos e os professores, permitindo que os alunos tenham uma experiência de aprendizado mais criativa, envolvente e interativa, inclusive com jogos educacionais, tutoriais interativos e outros recursos de aprendizado. 

Quais são os riscos do ChatGPT na educação? 

O ChatGPT na educação pode ser uma ferramenta útil, especialmente quando combinado a outras formas de interação e suporte.  

É importante, no entanto, considerar tanto os benefícios quanto os riscos antes de usá-lo de forma ampla, pois esse recurso deve ser equilibrado com outras formas de interação e suporte para garantir que os alunos recebam uma educação completa e equilibrada. 

Confira os principais riscos por trás dessa ferramenta! 

Dependência excessiva 

O uso excessivo do ChatGPT na educação pode levar à dependência dos alunos em relação à tecnologia, impedindo o desenvolvimento de habilidades críticas, como pensamento crítico e resolução de problemas. 

Falhas na precisão 

Por mais moderno que seja, o ChatGPT pode fornecer informações imprecisas ou incorretas, especialmente se as perguntas forem malformuladas ou não forem específicas o suficiente. 

Falta de interação humana 

O uso excessivo de IAs como o ChatGPT pode levar à falta de interação humana na sala de aula, o que pode prejudicar o desenvolvimento social e emocional dos alunos. 

Como usar o ChatGPT como um aliado no processo de ensino-aprendizagem? 

O ChatGPT pode ser usado como um aliado no processo de ensino-aprendizagem de várias maneiras, podendo até mesmo ser programado para responder a perguntas dos alunos sobre tópicos específicos.  

Isso pode ajudar os estudantes a obter informações rapidamente e os professores a identificar áreas de dificuldade sobre um determinado assunto. 

E não é só isso: recursos como o ChatGPT podem ser usados para estimular o pensamento crítico dos estudantes, desafiando-os a pensar sobre questões complexas e a encontrar soluções criativas para problemas.  

O ChatGPT pode substituir um professor no futuro? 

Embora a aplicação do ChatGPT na educação possa ser muito útil para ajudar os estudantes a aprender, esse recurso não pode substituir completamente um professor. 

A IA consegue até simular uma conversa humana em certa medida, mas é incapaz de substituir completamente a interatividade humana.  

Além disso, a tecnologia é limitada por sua programação e pelo conjunto de dados de treinamento que foi usado para criá-la, enquanto um professor humano pode se adaptar às necessidades e estilos de aprendizado de cada estudante. 

Vale lembrar que os professores humanos são capazes de fornecer feedbacks mais detalhados e personalizados, que podem ajudar os alunos a compreender e a desenvolver habilidades importantes, o que ferramentas de IA não conseguem fazer. 

Há, ainda, um fator subjetivo que limita o uso da IA em sala de aula: ChatGPT e afins não podem fornecer suporte emocional ou ensinar habilidades socioemocionais, como resolução de conflitos, empatia e trabalho em equipe.  

Essas habilidades são fundamentais para o sucesso na vida, e os professores são fundamentais para ajudar os alunos a desenvolvê-las. 

Em suma, embora o ChatGPT possa ser uma ferramenta útil para ajudar os alunos a aprender e fornecer respostas rápidas a perguntas comuns, ele não pode substituir completamente um professor no futuro.  

Aproveite para conferir o webinar exclusivo que preparamos para debater o uso do ChatGPT na educação com Teka Guedes, gerente acadêmica do Systemic Bilingual. O evento online acontece no dia 1º de março de 2023, às 20h, pelo Zoom. Você pode fazer sua inscrição gratuita neste link