Websérie discute papel da memória no aprendizado em quarto episódio

Publicado em 15/Jul/2021 | por: Equipe Systemic


Hello, everyone! No quarto episódio da websérie “Neurociência e Educação em Inglês”, Vanessa Tenório discorre sobre mais um processo neuronal que não só influencia, mas é a base da aprendizagem: a memória.

De acordo com ela, a memória é didaticamente dividida em alguns tipos, e para realizar essa tipificação são considerados o conteúdo, a função e a duração delas. Entretanto, enquanto estão funcionando, elas trabalham simultaneamente.

“Memórias são um conjunto de processos que funcionam paralelamente, mas são processadas em lugares diferentes do cérebro e envolvem diferentes estruturas”, explica a diretora. Durante o episódio, a diretora discorre sobre esses tipos de memória, que podem ser classificadas em:

 

Memória de curta duração

Memória operacional: considerada uma memória rápida, é ela que gerencia a entrada de informações e o processamento desses dados no cérebro. “É como se fosse uma memória on-line”, compara Vanessa Tenório.

Ela trabalha checando se os estímulos e informações que recebemos já foram vistos, fazendo um gerenciamento desses dados. Por esse motivo, também é chamada de ‘memória de trabalho’.

 

Memórias de longa duração

Memória declarativa: armazena fatos e eventos que podem ser lembrados conscientemente. Logo, é baseada em informações armazenadas por nossa própria vontade. Também chamada de memória explícita, ela divide-se em dois tipos:



• Episódica – registra episódios de sua vida. Também é chamada de memória autobiográfica, pois é nela que ficam armazenadas lembranças como seu primeiro dia de aula, seu casamento, etc.

• Semântica – é responsável por registrar fatos. Enquanto se estuda, muito dessa memória é utilizada. Afinal, é através dela que as informações se transformam em conhecimento.


Memória não declarativa: é feita e armazenada de maneira não consciente. Logo, também é conhecida como memória implícita. Depende de treino e de uso, então o domínio do procedimento que se está aprendido é gerado à medida em que ela é utilizada.

Para saber mais sobre esses tipos de memória e como elas são aplicadas na educação, assista o vídeo completo logo abaixo.




Sobre a websérie

Neurociência e Educação em Inglês é um recorte audiovisual de tópicos abordados no e-book “Em que medida as pesquisas em neurociência podem explicar a baixa eficácia de programas tradicionais de inglês para jovens e adultos e apontar melhores caminhos?”, que está disponível para download de forma gratuita. 

Vanessa Tenório é a autora do e-book citado, apresentadora da websérie, uma das diretoras do Systemic Bilingual e pesquisadora das áreas de neurociência e educação bilíngue.