Ferramentas digitais para professores: conheça 4 ótimas opções!

Publicado em 01/Oct/2021 | por: Equipe Systemic


A tecnologia vem transformando a forma como se ensina e se aprende a passos cada vez mais largos. Parece cada vez mais difícil para os professores ministrar aulas sem inserir ferramentas digitais na dinâmica de ensino. Afinal, os novos alunos já nascem conectados e usar apenas lápis, caderno e lousa não vai prender a atenção deles.

Porém, a mesma tecnologia que cria desafios também traz soluções. Afinal, não faltam ferramentas digitais para professores que ajudam a otimizar o tempo de planejamento das aulas, dinamizar o conteúdo e organizar as demandas dentro e fora da sala. Listamos aqui algumas das principais e explicamos como elas podem facilitar seu dia a dia. 


GoConqr

Se você deseja dar aulas empolgantes, inclua práticas integradas ao digital com o auxílio do GoConqr. Ele permite a criação de uma série de  uma série de práticas interessantes para trabalhar em sala de aula, como flashcards e quizzes. 

Porém, se você quiser, também pode acessar modelos pré-prontos. Ao todo, são 9 milhões de materiais criados pela equipe da plataforma e pelos membros, num esquema colaborativo. 

O melhor de tudo é que todos esses recursos são gratuitos e você consegue acompanhar o aprendizado dos estudantes por meio dos resultados de cada um dos recursos oferecidos. 


Notion

Já pensou em uma ferramenta que te dá possibilidades de armazenar suas referências, planos de aula e anotações de todas as turmas em um único lugar? O Notion é uma plataforma que funciona para tudo isso e muito mais. 

O Notion funciona como um lugar onde é possível criar diversas páginas e agregar a elas algumas funcionalidades. Logo, ele se adapta às suas necessidades e pode abarcar uma infinidade de funções. 

Então, nele você pode criar seus modelos personalizados de planos de aula, agenda semanal, repositório de pesquisa, agregador de links e muito mais. O melhor de tudo é que, se você não quiser criar, pode duplicar os modelos criados por outras pessoas. Aqui estão alguns modelos criados pelo professor Wesley Folly. Basta copiá-los em sua conta e aproveitar as facilidades. 


ClassDojo

Ferramenta presente em mais de 90% das escolas dos EUA, o ClassDojo é uma ferramenta que ajuda a dinamizar o processo de ensino porque ‘gamifica’ praticamente todas as atividades produzidas em sala de aula. Na plataforma você consegue cadastrar os alunos e criar um processo de pontuação para as tarefas que eles completam. 

Além disso, por meio dele você também pode criar portfólios e criar um diário de sala, onde podem ser feitos registros das aulas. O ClassDojo é um aplicativo que pode ser baixado por professores, alunos, pais e responsáveis e está disponível tanto para Android quanto para iOS, assim como em uma versão para navegadores web.

 

Nearpod

Você sente que as apresentações de slides tradicionais cansam os alunos? Então experimente o Nearpod. Nele você pode criar modelos interativos e, com isso, fazer das suas apresentações um momento de troca ainda maior com os alunos. 

Nele, além de poder criar seus próprios slides, você também pode usar templates pré-definidos. Ao todo, são mais de 7.500 aulas pré-definidas e em conformidade com os padrões para todas as disciplinas do ensino fundamental e médio.

Além disso, você pode atribuir lições individuais para seus alunos, que podem acessá-las de qualquer lugar. Já você recebe relatórios com estatísticas sobre o nível de aprendizado de cada um deles e pode integrar esses dados a diversas plataformas (Google Classroom, Canvas, Schoology e muito mais).

Agora que você já conheceu nossas indicações de ferramentas para aprimorar e dinamizar ainda mais suas aulas, experimente-as e nos conte o que achou! Você pode conferir mais dicas como essas aqui em nosso blog e conferir materiais sobre neurociência e bilinguismo na Systemic Digital Library! Clique aqui para acessá-la