Educação bilíngue x ensino tradicional de idiomas: quais são as diferenças?

Publicado em 09/May/2022 | por: Equipe Systemic


Você sabe quais são as diferenças entre educação bilíngue e um ensino de idiomas tradicional? Vamos além: já parou para pensar porque existem soluções de educação bilíngue e cursos tradicionais de inglês? Bom, a verdade é que eles possuem o mesmo propósito, mas funcionam de formas completamente diferentes. 

Isso porque os métodos que cada um utiliza para levar os estudantes à fluência são distintos. Logo, para te ajudar a entender melhor como cada um deles funciona, fizemos um artigo explicando as diferenças entre educação bilíngue e ensino tradicional de inglês em detalhes. Boa leitura!


Solução de educação bilíngue

É constituída por metodologias que ensinam os professores a trabalhar o idioma adicional como meio de instrução, não como objeto de estudo. Assim, a língua é ensinada de forma interdisciplinar e integrada a outras disciplinas, como Artes, Matemática, Geografia e História. 

Além disso, uma boa solução de educação bilíngue trabalhará muito mais do que o ensino de uma língua adicional, pois baseiam-se em metodologias disruptivas, focadas em tornar o aluno o protagonista de seu próprio aprendizado e que, além disso, os ajuda a desenvolver habilidades sociais e comportamentais.

Ou seja: além de aprender um novo idioma, quem participa de aulas bilíngues pratica resolução de problemas, explora sua criatividade e curiosidade, desenvolve senso de liderança e, além disso, está em um ambiente propício para se comunicar com segurança, sem timidez ou impedimento. 

Para crianças e adolescentes, que possuem maior propensão ao aprendizado nessa fase da vida, esse modelo traz ganhos muito maiores do que a língua em si. Logo, torna-se ainda mais interessante investir em uma educação que integra o inglês à rotina do estudante, e não que o ensina de forma engessada. 

O ganho para os professores também é gigante: além de capacitação contínua para desenvolver as melhores práticas em sala de aula, ainda há acompanhamento contínuo do trabalho realizado. Logo, quem ensina em escolas que possuem solução de educação bilíngue de qualidade medeiam a construção da língua adicional por meio de uma educação global e significativa, que forma alunos prontos para o mundo.


Ensino de idiomas tradicional

Os cursos tradicionais de inglês (ou qualquer outro idioma) possuem uma dinâmica que tem como base a estrutura gramatical da língua e de seu vocabulário. Nesse caso, os cursos transformam a língua em uma disciplina à parte, onde se aprende a forma antes do conteúdo. 

Assim, os alunos são levados a “decorar” a forma de se comunicar em vez de praticar a comunicação em si. Isso torna o aprendizado mais complexo, principalmente para crianças e adolescentes. Além disso, o conteúdo contextualizado é, em grande parte, superficial. 

Como o foco principal da aprendizagem é a língua em si, ela se torna explícita, ou seja, não é assimilada de forma intuitiva. Para se ter uma ideia, o que se aprende em quatro anos de um ensino tradicional de inglês é assimilado em poucos meses em aulas que utilizam como base a metodologia de uma solução de educação bilíngue. 

Entendeu as diferenças entre solução de educação bilíngue e ensino tradicional de idiomas? Além desse artigo, criamos um infográfico onde essas informações estão dispostas de forma visual e sucinta, tornando a explicação ainda mais simples. Caso tenha interesse em consultá-lo, ele pode ser baixado por meio deste link.