Como fazer aulas on-line que engajam: confira dicas!

Publicado em 07/Oct/2021 | por: Vanessa Tenório


Um dos grandes desafios que surgiram com a pandemia foi o de manter os alunos engajados durante aulas on-line. Apesar de as aulas remotas já serem comuns antes do cenário atual, foi durante esse período que os professores foram postos à prova. 

A grande maioria dos profissionais foi pega de surpresa, principalmente aqueles que ensinam os primeiros anos do ensino fundamental. Com isso, surge uma grande questão: como despertar o interesse e manter os alunos engajados olhando para uma tela?

É possível que você já tenha encontrado algumas práticas norteadoras, mas quanto mais melhor, certo? Por isso, listamos alguns métodos que podem te ajudar a manter os alunos engajados e conquistar a atenção deles durante aulas on-line. Boa leitura!


Utilize recursos interativos

Vivemos rodeados de telas. Os jovens desta geração já nascem conectados, então é imperativo ao profissional de educação levar soluções tecnológicas para a sala de aula. Ferramentas como o Nearpod e o Notion, que indicamos em nosso último artigo, são soluções que ajudam tanto os professores quanto os alunos nesse desafio. 

Enquanto o Nearpod ajuda o profissional de educação a criar apresentações interativas e tarefas complementares às aulas, o Notion o auxilia na preparação e documentação do planejamento. Inclusive, por conta de sua versatilidade, também pode ser uma excelente ferramenta para os alunos. Confira aqui e aqui mais dicas de como usar essas ferramentas.


Aplique técnicas de gamificação

Incluir práticas de gamificação durante as aulas é mais uma alternativa para quem quer dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Se você não conhece essa prática, trata-se de incluir conceitos de jogos dentro das aulas. Logo, pontuação, bonificações, tarefas em grupo e aplicação de estratégias são práticas que norteiam as aulas.

Assim, você estimula os alunos a explorar e participar de forma ativa das aulas. Uma solução que pode ajudar nesse processo em aulas on-line é a plataforma ClassDojo, que também mencionamos no último artigo. Por meio dela é possível criar um ambiente virtual para a sala e estabelecer dinâmicas de pontuação para as tarefas concluídas pelos alunos.  


Envolva a família no processo de aprendizagem

Não é novidade que o apoio da família é fundamental para o desenvolvimento escolar dos alunos. Porém, trazer pais e responsáveis para participar de algumas aulas pode torná-las mais dinâmicas. Então que tal criar um momento para promover jogos entre pais e filhos? 

Além disso, que tal criar tarefas de casa que os alunos possam ser apresentadas em conjunto com seus responsáveis? Criar esse vínculo faz muita diferença e, aqui no Systemic, temos escolas que conseguem ótimos resultados adotando essa prática.


Personalize o ensino de acordo com sua turma

Já pensou em ouvir seus alunos e saber deles o que poderia tornar as aulas mais divertidas? Oferecer alternativas e criar esse exercício de escuta pode te ajudar a levar práticas que serão mais efetivas no processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, para personalizar seu ensino ao que funciona em cada turma, ouça os interesses e tente unir isso ao que será discutido nas próximas aulas. Por exemplo: se alguns alunos gostam de aventura, porque não criar experiências em que eles possam explorar isso, como um jogo educativo desse gênero? 

Se outro grupo gosta de música, pense em como levar isso para o conteúdo. Não é necessário ser hegemônico no que for ensinar: adapte seu conteúdo para o que eles gostam e veja o interesse nas aulas aumentar significativamente.


Gostou de ler sobre como tornar suas aulas mais dinâmicas mesmo quando são ministradas on-line? O uso de plataformas digitais voltadas para o aprendizado, como a que usamos no Systemic, também pode ajudar muito a estimular os alunos a participarem ativamente. 

Para conferir mais conteúdos como este, não deixe de assinar nossa newsletter e acessar a Systemic Digital Library, nossa biblioteca on-line!