Como criar um planejamento pedagógico incrível para 2022

Publicado em 20/Dec/2021 | por: Equipe Systemic


Iniciar o ano letivo com um planejamento pedagógico para 2022 é fundamental para qualquer educador, já que é ele o responsável por trazer ideias que irão dinamizar suas aulas e levar o melhor conteúdo aos alunos. Afinal, é esse plano que orienta o profissional quanto aos objetivos que devem ser alcançados durante o ano. 

Porém, sabemos que pensar nesse planejamento não é tarefa fácil. Por isso listamos algumas práticas que podem te ajudar a criar um documento que norteará seu próximo ano letivo. Além disso, criamos um arquivo que você pode preencher e pôr em prática as ideias que esse artigo te trará. Vamos começar?


Avalie o que funcionou (ou não) este ano

Sabemos que nem tudo funciona como o previsto, e nas aulas não seria diferente. Porém, quando algo não sai como esperamos, temos a chance de avaliar e, a partir disso, trazer novas possibilidades para o ensino. 

Então, tome nota de tudo aquilo que não saiu como você imaginou dentro da sala de aula para não repetir o erro e, além disso, substituir por outras atividades. É um exercício de autoavaliação simples, mas que rende resultados muito positivos para as aulas. 


Trace um objetivo claro para seu plano

Qualquer planejamento precisa ter um objetivo claro para dar certo. No caso do planejamento pedagógico para 2022, o que você pode utilizar como objetivo principal é testar novas metodologias e explorar mais os recursos que sua escola tem à disposição, por exemplo. Tendo esse objetivo-chave em mente, você pode partir para as metas. 


Estabeleça metas claras

Assim que o grande objetivo é definido, crie pequenas metas que te ajudarão a cumprir esse objetivo. Por exemplo: se o objetivo é dinamizar as aulas, pesquisar novas metodologias e ferramentas pode ser uma das metas.

Outra meta dentro do mesmo contexto é incluir uma atividade diferente a cada quinzena. Assim, você dá um passo de cada vez e consegue melhorar um pouco a cada dia. 


Aproveite ao máximo os recursos da instituição

Usufrua de todas as possibilidades que a escola oferece! Essa prática tornará as aulas mais dinâmicas e instigará os alunos a participar com entusiasmo. Então, sempre que possível aproveite espaços ao ar livre, laboratórios e recursos didáticos como os que oferecemos aqui no Systemic, por exemplo. 


Ferramentas digitais são indispensáveis

Grande parte das práticas pedagógicas atuais levam em consideração os recursos tecnológicos e as ferramentas digitais para ensinar aos alunos. Logo, não deixe de utilizar programas e plataformas educativas. 

Além de engajar os alunos, elas também aproximam a didática da realidade. Até as mídias sociais podem fazer parte do aprendizado dos alunos, se usadas de forma estratégica. Um canal do Youtube, por exemplo, pode abrigar produções criadas pelos próprios estudantes. 

Como você viu, fica muito mais fácil se programar para o próximo se você cumprir etapas simples. Se você deseja tornar seu planejamento pedagógico para 2022 ainda mais robusto, acesse este modelo de planner no Notion com tudo que você precisa e comece o quanto antes!