Como estimular o aprendizado de inglês em casa

Publicado em 07/Mar/2022 | por: Equipe Systemic


As férias escolares são um período de descanso e relaxamento para os estudantes, mas não precisa ser de falta de aprendizado. Afinal, para adquirir um novo idioma, é importante manter-se praticando a língua. O mais legal disso é que não precisa impor momentos de estudo para obter bons resultados: dá para aprender muito fazendo tarefas super divertidas! 

Por isso, neste artigo você encontrará dicas para estimular o aprendizado em inglês durante o período em que os alunos não estão na escola. Coloque-as em prática com seus filhos e mantenha-os imersos na língua!


Assista desenhos e filmes em inglês com seus filhos

Assistir desenhos e filmes é o passatempo preferido de muitas crianças. Em vez de pedir para os pequenos irem fazer outra coisa que você julgue ser mais produtiva, torne esse momento que eles tanto gostam em aprendizado.]

Alguns canais do Youtube como o Monica and Friends e o Amigo Mumu têm diversas histórias super divertidas em inglês. Mostre-as para seus filhos ou deixe que ele explore e encontre as que ele mais gosta. Além disso, os serviços de streaming também contam com várias opções para crianças em inglês. Não faltam opções!

Dê preferência a brincadeiras e jogos educativos

Apresente para seu filho alguns jogos em inglês. Eles podem ser físicos, como jogos da memória, ou digitais, como os que estão no Kahoot. A ideia é que eles assimilem palavras, expressões e ampliem vocabulário enquanto estão se divertindo. Isso amplia o que já é ensinado em sala e só contribui para que as descobertas fixem ainda mais na mente.


Estimule a leitura de livros em inglês

O hábito da leitura é algo que precisa ser estimulado desde sempre e deve acompanhar o ritmo de aprendizagem da criança. Logo, deixe livros em inglês à mostra em casa e leia histórias para seus filhos em inglês. Isso fará com que eles continuem imersos na língua e, além disso, estimulará os pequenos a ler também. No mais, se puder, aproveite para perguntar algumas coisas sobre o livro para estimular o diálogo. 


Promova pequenos diálogos em inglês

A língua adicional precisa de prática para se aperfeiçoar, principalmente no que diz respeito à fala. Logo, nada mais efetivo que promover pequenas conversas com seus filhos em inglês. Não precisa ser nada complexo ou demorado, basta introduzir pequenas interações ao longo do dia para manter o cérebro das crianças pensando em um segundo idioma. 


Apresente novas palavras em passeios

Complementando a dica anterior, leve seus filhos a passeios em que você possa apresentar novos contextos. Além de ser um programa super divertido, Isso fará com que eles aprendam novas palavras. Já pensou o quanto uma ida ao zoológico pode ser rica para aprender sobre os animais? E para um parque? Museus, então, nem se fala… Explore o senso de aventura das crianças e insira a língua adicional dessa forma. 

Vale lembrar que a aquisição de uma língua adicional precisa acontecer de forma espontânea, sem forçar. Assim, se cria um vínculo positivo com o idioma que está sendo aprendido. Se você gostou das dicas que demos para estimular o aprendizado em inglês em casa, não deixe de conferir outras postagens que temos aqui no blog sobre os benefícios do bilinguismo.